image

Vence pela segunda vez troféu da UEFA
Cristiano Ronaldo o melhor da Europa

“Sinto-me feliz, porque foi uma temporada incrível. Mas não seria justo não mencionar estes dois jogadores, porque também eles foram fantásticos e mereciam o prémio”. Foram estas as primeiras palavras do consagrado melhor jogador da Europa (época 2015/16), de seu nome Cristiano Ronaldo, português e vencedor da Liga dos Campeões pelo Real Madrid e do Campeonato da Europa por Portugal, para além de ter sido o melhor marcador da Champions. Palavras dirigidas aos restantes dois finalistas, ao seu lado no palco do Fórum Grimaldi, no Mónaco, Gareth Bale e Antoine Griezmann, ambos derrotados pela equipa portuguesa no Europeu de França e o gaulês em duplicado, porque já antes perdera a maior prova de clubes para o Real Madrid. “Desculpa teres perdido as duas finais, com o Real e com Portugal; é uma pena porque és um grande jogador e fizeste uma época incrível”, acrescentou Cristiano Ronaldo, que no seu próprio momento de consagração dividiu os louros com todos os companheiros, quer de clube quer de selecção, sem os quais “nada disto teria sido possível”. “Eu faço o meu trabalho e trabalho muito forte, mas sem a ajuda deles isto não seria possível, por isso obrigada aos meus companheiros quer do Real Madrid quer da selecção de Portugal”. Assim mesmo. Sem se pôr em bicos de pés, mas com um profundo sentimento de gratidão pelo espírito de equipa que o elevou, pela segunda vez na carreira, a melhor jogador da Europa (a anterior tinha sido em 2014).

 

Com este prémio, Cristiano Ronaldo iguala Messi no número de troféus (2011 e 2015), enquanto Iniesta e Ribéry somam uma vitória cada um. “Orgulhoso” pelas duas importantes conquistas da temporada passada, o português reconheceu que foi a vitória de Portugal que “mais significado acabou por ter”, por se tratar da primeira e que há tanto ele procurava. “Foi um sentimento diferente”, explicou, predispondo-se, desde já, a manter o impressionante nível que vem demonstrando ano após ano. “Irei trabalhar para isso, como sempre acontece, pois tento sempre manter o meu nível alto, e não mudarei nada. Tentarei ganhar títulos outra vez”.

Sorteio Champions League

 

Antes da entrega do troféu de melhor jogador da Europa decorreu o sorteio da Champions League e Cristiano Ronaldo ficou a saber que vai reencontrar o Sporting na edição deste ano da prova. Para além do Real Madrid, o Sporting encontra no Grupo F o Borussia de Dortmund e o Legia.

 

O FC Porto ficou no Grupo G com Leicester, Brugge e Copenhaga, enquanto o Benfica encontra no Grupo B Nápoles, Dínamo de Kiev e Besiktas.

 

Já o Mónaco ficou no Grupo E juntamente com CSKA Moscovo, Leverkusen e Tottenham, ao passo que o Barcelona disputa o Grupo C com Manchester City, Monchengladbach e Celtic; o Bayern de Munique encontra no Grupo D o Atlético de Madrid, PSV e Rostov.

 

Nos restantes dois grupos, PSG disputa o Grupo A com Arsenal, Basileia e Ludogorets e no Grupo H a Juventus discute o apuramento com Sevilha, Lyon e Dínamo de Zagreb.