PRT

Play-off de qualificação para o Mundial’2022
Qatar, finalmente!

Finalmente, a materialização do objectivo delineado e entretanto adiado para os play-off: Portugal está no Campeonato do Mundo do Qatar. A validação aconteceu no palpitante Estádio do Dragão e diante da até aqui surpreendente Macedónia do Norte, que tinha chegado a esta final depois de deixar a campeã europeia Itália pelo caminho. Dois golos de Bruno Fernandes garantiram o carimbo definitivo no passaporte. Qatar, aí vamos nós.

 

Desta vez não houve surpresas, nem calafrios, nem baldes de água fria. Portugal apresentou-se com um jogo coeso, seguro, tranquilo e paciente, ainda que sem a nota artística que se lhe tinha visto em alguns momentos do jogo de há 5 dias com a Turquia. A Macedónia do Norte tinha provado durante todo o seu percurso que poderia ser uma equipa cínica antes de desferir a estocada final (a Alemanha e a Itália sabem-no melhor do que ninguém), mas foi Portugal quem, em duas transições, resolveu um jogo que até permitiu a Vitinha estrear-se pela selecção nacional. O primeiro golpe (35’) aconteceu numa intercepção de Bruno Fernandes que o médio, depois de combinação e assistência de Cristiano Ronaldo, concluiria sem hesitações; o segundo (65’) teve o mesmo protagonista, num remate de primeira, mas a finalizar um passe de Diogo Jota depois de uma das imensas recuperações de Pepe.

 

A “Portuguesa” foi entoada no Dragão mais do que um par de vezes, à capela numa delas para satisfazer o sonho do capitão Cristiano Ronaldo, os heróis voltam a ser os nossos e a nação valente e imortal estará no Qatar, entre 21 de Novembro a 18 de Dezembro. Finalmente.