site

Qualificação Mundial’2026
E o engenho de Cancelo desbloqueou

 

Portugal somou a segunda vitória na dupla jornada inaugural de qualificação para o Mundial’2026, derrotando a Hungria por 3-2, em Budapeste. Mas teve de sofrer. Esteve a perder, empatou por Bernardo Silva, deu a volta ao marcador através de Cristiano Ronaldo, deixou-se novamente empatar, mas no pé desbloqueador de João Cancelo esteve a chave (de ouro) para a vitória. Mais complicado do que era previsível, mas com um final feliz.

 

Já se sabia que a Hungria não era propriamente a Arménia (goleada há três dias pelos actuais detentores da Liga das Nações), mas também era consensual a superioridade qualitativa de Portugal, convicção essa reforçada no jogo de Budapeste. As transições rápidas em que incide o jogo húngaro foram sendo anuladas, menos duas. E essas duas desatenções resultaram em golo, ambos apontados por Varga, naqueles que foram os dois únicos remates à baliza de Diogo Costa. Quanto à equipa portuguesa (que apresentou Bernardo Silva e Rúben Neves de início), criou 15 acções que culminaram em remates, sete dos quais enquadrados. Marcou três golos, mas teve de correr atrás do prejuízo.

 

Após o calafrio de Varga ao minuto 21, Cristiano Ronaldo, primeiro, e João Neves logo de seguida viram Tóth exibir-se em grande, mas o guarda-redes húngaro haveria mesmo de ser batido por Bernardo Silva, após passe de João Cancelo. O empate estava feito e a remontada marcada para o início da segunda parte (58’), num penalti colocado de Cristiano Ronaldo a penalizar mão na bola de Nego. O capitão da selecção portuguesa somou o 39º golo em fases de apuramento para Campeonatos do Mundo, igualando os números do guatemalteco Carlos Ruiz.

 

Nada faria prever o empate da Hungria (84’), mas este foi de curta duração, porque dois minutos depois apareceria novamente o engenho singular de João Cancelo. O lateral português, que já vira Tóth brilhar a grande altura e negar-lhe o golo (69’), foi o desbloqueador e a chave para a vitória, num lance iniciado e finalizado por si, vestindo a capa de super-herói. Dois golos e duas assistências em dois jogos para João Cancelo e o talento a mostrar-se ao mais alto nível.

 

Portugal, que soma 6 pontos em dois jogos e lidera o grupo F, tem nova jornada dupla a 11 e a 14 de Outubro, desta vez em casa, com a Irlanda e com a Hungria, onde pode praticamente assegurar a qualificação. É que desta vez a fase de apuramento para o Mundial’2026 é supersónica e resolve-se em seis jogos.