
Final Four da Liga das Nações
Portugal faz história e está na final
Portugal fez história na Alemanha com uma vitória épica e assegurou presença na final da Liga das Nações, marcada para domingo. Foi o regresso aos triunfos 25 anos depois de ter derrotado pela última vez a “Mannschaft” e Francisco Conceição foi um dos heróis – tal como o pai Sérgio Conceição o fora então, mas este com um hat-trick no Euro’2000 –, iniciando a reviravolta lusa. Cristiano Ronaldo carimbou a qualificação num jogo sólido e dominador da selecção portuguesa.
As variantes tácticas introduzidas pelo selecionador deixaram o campeão europeu Vitinha no banco e colocaram o outro campeão da Europa João Neves a lateral-dirreito, e na primeira parte o jogo de Portugal assentou em jogadas em velocidade, com Nuno Mendes e Pedro Neto (por três vezes) a ameaçarem o regressado de lesão Ter Stegen. A Alemanha teve um período, curto, em que também ameaçou, mas Diogo Costa, com duas grandes defesas, disse porque é o número da baliza lusa.
No regresso dos balneários a Alemanha marcou, com um cabeceamento de Florian Wirtz, mas Portugal estava lá para discutir o resultado, designadamente após as entradas do maestro Vitinha e do furacão Francisco Conceição. E aí, apenas cinco muitos depois de pisar o relvado, Francisco Conceição iniciou a reviravolta, com um golo fantástico de pé esquerdo, depois de arrancar praticamente desde o meio-campo. E cinco minutos depois do empate, Nuno Mendes, com um arranque que já lhe é típico, encontrou Cristiano Ronaldo, que confirmou a reviravolta.
Uma vitória categórica da selecção portuguesa, que teve a capacidade de dominar de forma consistente o jogo até ao final e que até podia ter avolumado o marcador, não fosse a fantástica oposição de Ter Stegen aos renates de Francisco Conceição ou Diogo Jota.
A final da Liga das Nações, que Portugal ganhou em 2019 na sua edição inaugural, está marcada para domingo.