Liga das Nações
Reviravolta suada e trabalhosa
Portugal terminou a dupla jornada inaugural da Liga das Nações com o pleno de vitórias e lidera, isolado, o Grupo A1. O resultado foi o mesmo de há três dias (2-1), mas desta vez deu muito trabalho dar a volta à Escócia. Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo carimbaram um triunfo que até podia ter sido expressivo, mas que foi à justa e arrancado perto do fim.
Com Nélson Semedo, António Silva, João Palhinha e Diogo Jota a serem lançados de início, e com Cristiano Ronaldo no banco de suplentes, a equipa portuguesa viu-se surpreendentemente a perder logo aos 7’, com um cabeceamento bem medido de McTominay, após cruzamento fantástico de McLean. Portugal era superior, continuou a ser superior, mas o guarda-redes Gunn assumiu o papel principal, bloqueando, de uma forma ou de outra, todas as tentativas de empate. Foi assim com os dois remates de Rafael Leão, foi assim com o mergulho de Diogo Jota: três dos 15 remates foram travados. O único dos escoceses deu golo.
Mas como não há bela sem senão, a segunda parte – que já contou com Cristiano Ronaldo em campo, bem como com Ruben Neves – abriu praticamente com o golo do aniversariante Bruno Fernandes, com um remate à entrada da área que deixou Gunn mal batido. A Escócia, que até então estava a ser cercada graças a intensa pressão, a triangulações bem pensadas e a variações de jogo, aproveitou o esmorecimento da equipa portuguesa para chegar junto de um Diogo Costa que esteve sempre seguro. Mas não teve argumentos para parar a avalancha de Portugal nos últimos 15 minutos. João Félix, que, entretanto, entrara, só não marcou em duas ocasiões porque Gunn voltava a brilhar, enquanto Cristiano Ronaldo via na mesma jogada dois remates (um com o pé e o outro com a cabeça) bateram em cada um dos postes.
O que se adivinhava aconteceu mesmo e o capitão português, a dois minutos dos 90’, vestiu a pele de herói e selou a vitória de Portugal, dando o melhor seguimento a um belo cruzamento de Nuno Mendes. Foi o seu golo 901 e foi a reposição da justiça num jogo trabalhoso e muito suado, no qual Portugal ensaiou o remate por 27 vezes!
A selecção portuguesa lidera o Grupo A1, com seis pontos, mais três do que Polónia e Croácia, precisamente os adversários da próxima jornada dupla (desta vez fora), a 12 e a 15 de Outubro, respectivamente.