18EFF69C-D08A-4F36-8EB0-26DD344A0E77

Liga das Nações
Portugal qualificado e invicto

Tudo estava já praticamente decido. Portugal conquistara o direito, por mérito, de estar presente na fase final da estreante Liga das Nações (juntamente com Holanda, Inglaterra e Suíça) e a Polónia, última classificada do grupo, aspirava somente em afastar a Alemanha do estatuto de cabeça de série no próximo sorteio para a fase de qualificação do Campeonato da Europa de 2020. E assim foi, graças ao empate registado no lotado Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. Um empate a um golo que não só confirma o apuramento de Portugal como lhe dá o título de invencibilidade: foi a única das 12 participantes que não perdeu qualquer jogo, apresentando um registo notável nos últimos quatro anos, com apenas duas derrotas em 37 jogos oficiais (com a Suíça em Setembro de 2016 e com o Uruguai em Junho deste ano, no Mundial da Rússia).

 

O recorde de pontuação da selecção portuguesa também podia ter sido ultrapassado e tudo parecia bem encaminhado quando um canto batido por Renato Sanchez (uma das sete novidades introduzidas por Fernando Santos no onze) teve o melhor enquadramento na cabeça de André Silva, que à ponta-de-lança e com um gesto perfeito, colocou Portugal em vantagem. O jovem avançado apontava o seu 15º golo (em 31 jogos) e igualava o registo dos históricos Peyroteo e Jordão. Mas uma grande penalidade que resultou ainda na expulsão de Danilo permitiu a Milik empatar o jogo, dividindo-se os pontos por Portugal e Polónia, que assegura lugar no pote 1 do sorteio para a fase de grupos de qualificação para o Euro’2020 retirando à Alemanha o estatuto de cabeça de série.

 

A Final Four vai disputar-se em Portugal (Guimarães e Porto) em Junho de 2019. Com Portugal a marcar presença juntamente com Holanda, Inglaterra e Suíça.