Foto PT x Dinamarca

Liga das Nações
Portugal nas meias-finais com bis salvador de Trincão

Portugal está nas meias-finais da Liga das Nações. Jogo de cortar a respiração em Alvalade, com pingue-pongue constante no marcador e apenas decidido no prolongamento. Acabou com uma goleada à Dinamarca (5-2, com 5-3 no total das duas mãos) e com um trio que saltou do banco a ser determinante para o desfecho: Diogo Jota, Gonçalo Ramos e Francisco Trincão, este que vestiu a camisola de salvador da pátria e bisou, primeiro empatando a eliminatória e levando a decisão para prolongamento, depois colocando a equipa portuguesa pela primeira vez na liderança. Final four alcançada com sucesso.

 

Sete golos em 120 minutos e Cristiano Ronaldo até viu Schmeichel opor-se à grande penalidade que o próprio tinha sofrido logo nos primeiros minutos do jogo. Portugal colocar-se-ia ainda assim em vantagem antes do intervalo, com um autogolo de Andersen após um canto de Bruno Fernandes. A Dinamarca voltaria a adiantar-se na eliminatória por Kristensen, também na sequência de um canto, Cristiano Ronaldo dizia que “estava aqui” com um remate de ângulo muito difícil, de recarga a um tiraço de Bruno Santos devolvido pelo poste e pelas costas do guarda-redes dinamarquês, mas Eriksen respondia da mesma moeda, empatando o jogo e colocando uma vez mais a sua equipa em vantagem no agregado.

 

Até que… Francisco Trincão, acabadinho de entrar e quando faltavam 8 minutos para o final do jogo, arrancou um daqueles seus remates de primeira à entrada da área e adiou todas as decisões para o prolongamento. Mas não se ficaria por aqui: nos primeiros segundos do tempo extra aproveitou um remate do também recém-entrado Gonçalo Ramos que Schmeichel não agarrou para bisar, um golo de classe que pela primeira vez colocava Portugal na liderança da eliminatória (4-2). A qualificação ficaria selada com o quinto golo, pelo pé direito de Gonçalo Ramos, que teve pré-assistência de Trincão e assistência de Diogo Jota, o agitador de jogo que tinha entrado aos 62’.

 

Numa noite louca em Alvalade em que a Dinamarca confirmou a bela equipa que tem, Bernardo Silva somou a 100ª internacionalização e esteve em todo o campo a tempo inteiro e com uma disponibilidade tal (até a líbero jogou) que os números fazem dele o português que mais distância percorreu (16,35km!).

 

Em Junho, Portugal jogará a meia-final com a Alemanha, em Munique, enquanto a Espanha defrontará a França, em Estugarda.