Pt x Bósnia

Qualificação Euro’2024
Portugal firme na liderança

Portugal recebeu e venceu a Bósnia na terceira jornada do Grupo J de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024. Bernardo Silva, o recém-campeoníssimo inglês e europeu, indicou o caminho, Bruno Fernandes seguiu-lhe as pisadas, e a duplicar, e a terceira vitória em outros tantos jogos estava consumada. Foi o jogo dos “Bês” – Bernardo e Bruno.

 

Fim de época, muitos quilómetros nas pernas, muito desgaste mental e os derradeiros compromissos profissionais, o que explica, em parte, o jogo deste sábado. Aos atrevimentos da Bósnia respondeu por duas vezes Diogo Costa, que, primeiro, não se deixou enganar por Barasic (22’) e, depois, correspondeu ao remate tão forte quanto colocado de Hamulic (89’) com uma estirada extraordinária. Cristiano Ronaldo teve um golo anulado por um fora de jogo milimétrico após um cruzamento de João Cancelo, João Félix viu o guarda-redes Sehic negar-lhe o sucesso do remate em jeito, mas em cima do intervalo Bernardo Silva, esse mesmo que é mais do que um jogador de futebol, utilizou toda a sua classe para, servido por Bruno Fernandes, dar a vantagem à selecção nacional.

 

Portugal fez a sua demonstração de força na segunda parte. Já depois de introduzidas algumas alterações, aumentou a vantagem por duas vezes por Bruno Fernandes: aos 77, de cabeça, dando o melhor seguimento a um cruzamento de Rúben Neves; aos 90+3 com um belo remate à entrada da área.

 

Em três jornadas Portugal fez o pleno de vitórias, mantém a baliza inviolada e segue isolado na liderança, com 9 pontos, mais dois do que a Eslováquia. O jogo que se segue, o que fechará oficialmente esta época, é na terça-feira, na Islândia, penúltima classificada, com 3 pontos.