PHOTO-2024-09-05-23-33-07

Liga das Nações
Portugal entra a ganhar no dia 900 de CR e da vénia a Pepe

Um golo de Diogo Dalot e outro de Cristiano Ronaldo – este que ficará na história do futebol mundial – garantiram a vitória de Portugal diante da Croácia no arranque de nova edição da Liga das Nações. No dia em que Pepe voltou a um relvado, desta vez sem chuteiras e para ser homenageado pelas suas 141 internacionalizações depois de ter colocado um ponto final na carreira. O Estádio da Luz ovacionou-o de pé e fez-lhe a devida vénia quando recebeu das mãos do presidente da FPF, Fernando Gomes, a especial camisola 3.

 

Foi num local bem diferente que aquele que será recordado para sempre como um dos melhores centrais da história do futebol mundial viu a sua selecção jogar, jogar muito e bem, designadamente na primeira parte. Mas também viu muito sofrimento nos últimos 20 minutos, período em que a Croácia ameaçou por diversas vezes a vantagem tangencial de Portugal.

 

Diogo Dalot colocou Portugal na frente do marcador, após assistência de Bruno Fernandes. Estavam decorridos apenas 7 minutos e o que se seguiria seria um manancial de circulação de bola, dinâmica, jogadas combinativas de provocar o mais puro deleite e ocasiões de golo.

 

O momento Cristiano Ronaldo chegaria aos 34 minutos, com um remate de primeira com o pé direito a um não menos fantástico cruzamento de Nuno Mendes. Estava feito o 2-0, mas também estava alcançada a marca absurda que bate todos os recordes do Guinness: o golo 900 da carreira do capitão. Memorável.

 

A Croácia reduziria a desvantagem pouco depois, com uma infelicidade de Diogo Dalot, que fez auto-golo, e na resposta Portugal apenas não chegou ao terceiro porque a trave da baliza de Livakovic devolveu com estrondo o violentíssimo remate de Pedro Neto depois de um sprint de cortar a respiração.

 

A segunda parte ficou marcada por diversas alterações, também pela subida do bloco da Croácia, que nos últimos 20 minutos empurrou Portugal para trás, e foi o momento de sofrer. E também da pior notícia, a lesão de Vitinha (torceu o pé), que o afastará da segunda jornada, no domingo, igualmente no Estádio da Luz, perante a Escócia.