Liga das Nações
Portugal de duas caras acaba a sorrir com goleada
Portugal qualificou-se para os quartos de final da Liga das Nações graças a uma goleada (5-1) diante da Polónia. Os golos foram de Rafael Leão, Cristiano Ronaldo (2), Bruno Fernandes e Pedro Neto, todos na segunda parte, que fantasiaram um primeiro tempo para esquecer. Com a vitória no Dragão e com a derrota da Croácia na Escócia, a equipa portuguesa assegurou o primeiro lugar do Grupo A1, factor relevante para o sorteio da próxima semana.
Foi uma equipa de duas caras aquela que se mostrou na noite chuvosa portuense. Uma, a da primeira parte, aterradora, em contraste com o oponente, que não teria surpreendido ninguém se tivesse chegado ao intervalo a ganhar (teve quatro oportunidades flagrantes contra nenhuma do anfitrião). A outra, na segunda parte, sorridente, alegre e divertida.
A inaptidão para fazer a bola circular, para pressionar, para ser paciente, para procurar de espaços, para ser assertivo no último passe e no remate ficaram no balneário. De lá veio o maestro e pensador Vitinha (duas assistências) e uma equipa que voltou a ser uma equipa, que voltou a ser Portugal. O clique foi dado por Rafael Leão, num contra-ataque de antologia, que conduziu galgando 50 metros sem permitir interferências, que combinou com Nuno Mendes e que finalizou de cabeça. Suspiro de alívio e o sorriso de volta aos rostos lusos. A Polónia recuava muito, Portugal voltava a mostrar a classe e qualidade que a fazem ser uma das melhores do Mundo, construía, criava e finalizava.
E os golos até pareciam cerejas. Em 15 minutos foram quatro, primeiro por Cristiano Ronaldo, de penalti, que bisaria num pontapé acrobático de moinho aos 87’, após combinação entre Trincão e Vitinha; depois por Bruno Fernandes, num remate espectacular de meia-distância ao ângulo; e ainda por Pedro Neto, que quase furou as redes com um remate fortíssimo e de ângulo difícil, após assistência do capitão. A chuva de golos terminaria com aquele que seria o da honra da Polónia, mesmo nos minutos finais, por Marckzuk.
Portugal assegurou o primeiro lugar e soma 13 pontos, mais seis do que a Croácia (também qualificada, mas na segunda posição). A última jornada será na segunda-feira, precisamente na Croácia, mas que será apenas para cumprir calendário. Para este derradeiro jogo, Roberto Martínez dispensou Bernardo Silva, Pedro Neto, Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes (este que cumpriria castigo por acumulação de amarelos) e chamou Geovany Quenda e Fábio Silva.