Cabeça de ouro de Miguel Veloso na Albânia
Portugal a um ponto da qualificação
Um golo de Miguel Veloso ao cair do pano do jogo com a Albânia coloca Portugal a um ponto da qualificação para o Campeonato da Europa, que se realiza no próximo ano em França. Um ano depois de ter vestido pela última vez a camisola das quinas, o regresso do médio não podia ter melhor coroação, num jogo em que a equipa de Fernando Santos fez tudo para somar três pontos. Aconteceu, na sequência de um canto de Quaresma e de um fantástico golpe de cabeça de Veloso quando faltava um minuto para se esgotar o período de compensação, fazendo-se justiça e deixando a França a um passinho de distância.
Portugal entrou bem em jogo e o golo esteve na eminência, primeiro por Cristiano Ronaldo, por duas vezes, depois por Danny e Nani. Mesmo diminuindo de intensidade, a equipa portuguesa esteve sempre por cima do adversário e a Albânia apenas conseguiu provocar um único calafrio aos 76’, levando a bola a bater violentamente no poste esquerdo da baliza de Rui Patrício.
E já em período de descontos, na sequência de um canto apontado por Ricardo Quaresma, eis que surge a elevação e o cabeceamento de Miguel Veloso a determinar a primeira derrota da Albânia nesta fase de qualificação e a colocar Portugal quase, quase em França. Para que a sexta presença consecutiva em uma fase final de um Europeu seja uma realidade, à equipa portuguesa basta somar um ponto nos dois derradeiros jogos, com a Dinamarca (8 de Outubro) ou com a Sérvia (11 de Outubro).