Globe Soccer Awards
Jorge Mendes, Ederson, Rafael Leão e CR7 consagrados no Dubai
Parada de estrelas no Dubai, com muitos portugueses na plateia para a noite de atribuição dos Globe Soccer Awards. Jorge Mendes, proprietário da Gestifute, foi considerado o melhor agente do ano; Ederson o melhor guarda-redes do ano; Rafael Leão o melhor jogador criador de conteúdos digitais da Série A; Cristiano Ronaldo o melhor jogador do Médio Oriente, melhor marcador de 2023 e o jogador preferido dos adeptos. Bernardo Silva e Rúben Dias (que, juntamente com Kyle Walker e Cristiano Ronaldo, participou na conferência que antecedeu a cerimónia de entrega de prémios) também marcaram presença ou a noite não tivesse consagrado o campeoníssimo Manchester City.
“O último ano foi um dos melhores de sempre da Gestifute e agora a motivação é tentar fazer ainda melhor” sublinhou Jorge Mendes, que superou Ali Barat e Frank Trimboli, os restantes finalistas, e venceu, de forma categórica, o prémio de melhor agente do ano. É o 12º prémio do proprietário da Gestifute, que faz do “trabalho árduo e da paixão” os seus lemas. No momento da consagração, Jorge Mendes não escondeu o orgulho e a honra do momento, abrangendo nos agradecimentos a sua família, a equipa que o acompanha na Gestifute bem como todos os jogadores e treinadores que com ele trabalham.
Ederson, guarda-redes do Manchester City, foi coroado como o melhor guarda-redes do ano, repetindo a distinção que lhe fora atribuída recentemente nos prémios The Best, reconhecimento à escala global de um ano absolutamente fantástico do brasileiro, com contributo decisivo para os cinco títulos conquistados numa só época. O City, aliás, acumulou prémios: para além de ter sido eleito melhor clube do ano, Al Mubarak foi considerado o melhor presidente, Rodri o melhor médio, Pep Guardiola o melhor treinador e Erlin Haaland o melhor jogador do ano.
A noite ficou ainda marcada pelas distinções a Cristiano Ronaldo, que levou para casa três prémios: melhor jogador do Médio oriente, prémio Maradona por ter sido o melhor marcador de 2023 (54 golos) e o jogador preferido dos adeptos, com 5 milhões de votos.
A lista dos premiados é a seguinte:
Melhor talento emergente: Jude Bellingham (Real Madrid)
Melhor jogadora: Aitana Bonmati (Barcelona)
Melhor clube do Médio Oriente: Al Ahly
Melhor agente: JORGE MENDES
Melhor director desportivo: Cristiano Giuntoli (Juventus)
Melhor guarda-redes: EDERSON (Manchester City)
Melhor médio: Rodri (Manchester City)
Melhor clube feminino: Barcelona
Prémio Maradona: CRISTIANO RONALDO
Melhor criador de conteúdos digitais da Série A: RAFAEL LEÃO
Prémio carreira de jogador: John Terry
Prémio carreira de treinador: Lionel Scaloni (Argentina)
Melhor clube masculino: Manchester City
Melhor jogador do Médio Oriente: CRISTIANO RONALDO
Melhor treinador: Pep Guardiola
Prémio carreira de jogador: Casemiro (Manchester United)
Melhor presidente: Khaldoon Al Mubarak (Manchester City)
Jogador favorito dos adeptos: CRISTIANO RONALDO
Melhor jogador do ano: Erling Haaland (Manchester City)