portugal

Liga das Nações
Empate e magia de Félix e Vitinha

Portugal terminou a fase de grupos da Liga das Nações com um empate na Croácia (1-1), garantindo a invencibilidade na prova e, como já se sabia, o apuramento e o primeiro lugar garantidos para os quartos de final. Um jogo que valeu pela primeira parte, bem como pelo golo fantástico de João Félix, que finalizou uma uma não menos fantástica assistência de Vitinha. Foi o momento de magia do jogo.

 

Foram sete as alterações introduzidas por Roberto Martínez para o último jogo desta fase e Portugal foi Portugal. Uma primeira parte de grande qualidade, com boas dinâmicas e várias oportunidades criadas, culminando com o momento extraordinário de Vitinha e João Félix aos 33’, o médio com um passe longo fantástico em profundidade, o avançado com um domínio de bola descomunal com o pé direito e o remate certeiro com o pé esquerdo. Pura magia que dava vantagem a Portugal ao intervalo.

 

A Croácia não tinha garantida a qualificação e no regresso do balneário teve de fazer pela vida, enquanto a equipa portuguesa mostrava ir do mais ao menos com o decorrer dos minutos. Gvardiol empatou aos 66’, depois de um cruzamento ao segundo poste de Jakic, e, com excepção de um belo trabalho de Francisco Conceição e posterior remate de Nuno Mendes travado pelo guarda-redes Livakovic, Portugal viu o poste e/ou José Sá anular a reviravolta croata e teve de sofrer.

 

Portugal é o primeiro do Grupo A1, com 14 pontos; a Croácia (que também se qualificou), é segunda, com oito; a Escócia é terceira, com sete e terá de disputar o play-off de manutenção; a Polónia é última, com quatro pontos, despromovida à Divisão B.

 

Sexta-feira é dia de sorteio e a equipa portuguesa tem como possíveis adversários a Dinamarca, a Holanda e a Itália. Os quartos de final disputam-se a duas mãos a 20 e a 23 de Março de 2025, enquanto a final four está marcada para 4 a 8 de Junho.