PHOTO-2019-11-14-22-49-06

Euro’2020: falta apenas um bocadinho assim
Cristiano e Bernardo show

Não foi um jogo entre solteiros e casados ou entre amigalhaços. Foi um jogo a sério com a Lituânia, de qualificação para o Euro’2020, no qual Portugal demonstrou toda a sua inequívoca qualidade, na primeira de duas finais para assegurar o objectivo. A associação Cristiano Ronaldo/Bernardo Silva funcionou em pleno. O capitão marcou um hat-trick, podia ter marcado outros tantos, enquanto o mágico e esplendoroso Bernardo apontou um, deu dois a marcar, e espalhou o perfume do seu futebol durante o período em que esteve em campo, sempre naquele seu jeito de estrela maior que deixa os outros brilhar, porque para ele a fraternidade ou a tolerância não são substantivos vãos. Foi um regalo de futebol de ataque, com Pizzi e Gonçalo Paciência a darem forma à goleada (6-0). Agora, bom, agora falta um bocadinho assim, que é como quem diz, uma vitória no próximo jogo com o Luxemburgo para assegurar a presença no próximo campeonato da europa.

 

O sete é um número de enorme significado e foi precisamente ao minuto sete que o número sete de Portugal inaugurou o marcador, uma grande penalidade sobre si cometida e convertida exemplarmente. Que bisou à passagem do minuto 22, um golo de antologia, em arco, à entrada da área (o 98º pela selecção e a 11 do record do iraniano Ali Daei), a passe do estreante a titular Gonçalo Paciência. O filho do emblemático internacional português também viria a ter o seu momento de glória já na segunda parte, assinando o seu nome com letras de ouro num jogo que lhe ficará para sempre na memória (56’, quarto golo).

 

Num meio campo dominado por Rúben Neves, Pizzi e Bruno Fernandes, foi o benquista o autor do terceiro golo, aos 52’, cabendo a Bernardo Silva (64’) e Cristiano Ronaldo (65’) os restantes golos de um jogo em que Portugal se afirmou como o detentor do título europeu, esmagando a Lituânia (70 % de posse de bola contra 30%, 14 remates à baliza contra 0, 35 remates no total cotra 2), não vencendo por números de outra índole apenas por débito na finalização.

 

Youssef Akdim, mais conhecido como Lartiste, é um cantor e rapper francês de origem marroquina, que tem como hit “Mafiosa”. ““Eu tou bem, tu também está bem, todo o mundo aqui está bem”, versa a música, que se aplica, neste momento, à selecção portuguesa, a Cristino Ronaldo, a Bernardo Silva & Companhia, que partem o jogo de domingo (14 horas) a apenas uma vitória da qualificação directa.