image

Equipa recebeu das mãos do Presidente da República Insígnias da Ordem de Mérito
Campeões à moda do Porto

“E esta segunda homenagem só podia acontecer nesta cidade, Invicta, invencível e vitoriosa”. Palavras de Marcelo Rebelo de Sousa no momento em que efectivou a condecoração à equipa que no dia 10 de Julho, em Paris, encheu de alegria 15 milhões de portugueses, com a conquista do primeiro título europeu de futebol da história. Portugal recebeu a vénia, o agradecimento e o entusiasmo de milhares de portuenses que, na Praça General Humberto Delgado, rejubilaram com os seus heróis. Desta vez, os campeões foram à moda do Porto.

 

Na cerimónia de imposição das insígnias da Ordem de Mérito – onde só não estiveram Cristiano Ronaldo, Renato Sanches, Anthony Lopes, que recuperam de lesões, e Vieirinha – o anfitrião Rui Moreira fez questão de agradecer ao presidente da República o facto de ter-se lembrado do Porto para esta segunda e última homenagem aos campeões, recordando a emoção dos portuenses durante todo o campeonato da Europa e que culminou com “uma extraordinária vitória, que tem também o cunho pessoal” de Fernando Gomes, líder da FPF.

 

Antes de entregar a insígnia de Comendador da Ordem de Mérito aos jogadores, um a um e com um forte abraço, Marcelo Rebelo de Sousa, reafirmou ser “muito bom” reencontrar os melhores da Europa, em mais uma oportunidade de “todos dizermos que acreditamos em Portugal”, distinguindo ainda a equipa técnica com a insígnia de Grande Oficial da Ordem de Mérito. O apertado e prolongado abraço que trocou particularmente com Fernando Santos foi emotivo.

 

Na varanda principal dos Paços do Concelho, Nani exibiu a tão amada taça aos milhares de portuenses que entretanto tinham vibrado com as palavras dos intervenientes, num banho de afecto que Fernando Santos considerou ser “um momento marcante”, que “mexeu” consigo, considerando ter-se chegado “ao fim de um ciclo”.

 

Acabaram-se as homenagens. Nesta quinta-feira Portugal defronta Gibraltar no Estádio do Bessa, um particular para entreter que visa o contacto das gentes do Norte com a selecção, mas na terça-feira, na Suiça, começa tudo de novo, com o primeiro jogo de qualificação para o Mundial 2018.