Qualificação para o Mundial 2018
Campeão entra em falso
Portugal entrou em falso na corrida pela qualificação para o Mundial de 2018. Na Suíça, e perante o adversário teoricamente mais complicado do grupo, bastaram 7 minutos de desatenção (entre os 24 e os 30) para ficar desenhada a primeira derrota da era Fernando Santos em jogos oficiais.
Com Éder e Bernardo Silva (belo desemprenho do jogador do Mónaco) a titulares e João Mário e Ricardo Quaresma no banco (nem Cristiano Ronaldo nem André Gomes estavam disponíveis, por lesão), o campeão Europeu fez 20 minutos de grande qualidade, podia ter marcado, mas depois tudo desabou em dois momentos cruciais. Dois golos de rajada, primeiro na sequência da recarga a um livre (Embolo) e depois num contra-ataque finalizado por Mehmedi, ditaram ainda na primeira parte a má sorte lusa, que viu uma bola no poste, a cabeceamento de Nani (82’), e totalizou 27 remates contra apenas 8 do adversário, na generalidade interceptados ou ao lado.
Inegável a superioridade de Portugal, que voltou a ter nos emigrantes um forte aliado, mas que desta vez não conseguiu superar as adversidades, nem mesmo depois de Fernando Santos ter recorrido a João Mário e André Silva para a segunda parte, no lugar de William e Éder, e a Ricardo Quaresma para a vez de João Moutinho.
A Suíça, que no último minuto do tempo extra viu Xhaka expulso, lidera o Grupo B juntamente com a Letónia, que venceu Andorra por 1-0. A outra grande surpresa foi o empate sem golos da Hungria nas Ilhas Faroé.
Na próxima dupla jornada, que decorrerá a 7 e a 10 de Outubro, Portugal recebe Andorra, em Aveiro, e desloca-se às Ilhas Faroé.



