Portugal vence Dinamarca e já está no Europeu’2016
Bonjour France!
Um ponto bastava para Portugal fazer parágrafo e pensar já em escrever em francês uma nova história, com início marcado para o Verão de 2016. Mas, afinal, acabou por derrotar a Dinamarca e somar três indiscutíveis pontos, garantindo ainda mais a liderança do Grupo I e o consequente apuramento para a fase final do Campeonato da Europa do próximo ano. Acresce que inovou e somou seis vitórias consecutivas numa fase de qualificação, quer de Europeus quer de Mundiais, e que fez história ao alcançar tal desiderato na penúltima jornada da prova. Desta vez, a calculadora foi para o caixote do lixo. Bonjour France!
Portugal foi pragmático, realista, prático porque sabia o que estava em causa. Empatados em bolas ao ferro (Nani aos 39’ e Bendtner aos 47’), o herói da noite bracarense foi João Moutinho. O bailado que começou à entrada da área e que deixou atónitos quatro dinamarqueses teve o seu ponto alto com o remate colocadíssimo que levou a bola ao fundo das redes e que assegurava a qualificação directa para o Campeonato da Europa.
Estavam decorridos 66 minutos e até ao final Portugal soube sofrer mas guardar o resultado e até possibilidade de o ampliar, não fosse o remate de Bernardo Silva, após magnífica jogada individual, ter rasado o poste direito.
No próximo domingo disputa-se a última jornada do Grupo. Portugal vai à Sérvia em classe turística, porque no passaporte já está carimbado um destino certo: França. Soma 18 pontos em 21 possíveis, contra os 12 da Dinamarca (segundo), os 11 da Albânia (terceiro), os 4 da Sérvia (quarto) e os 2 da Arménia (último classificado). Esta será a nona presença consecutiva da selecção portuguesa numa fase final de uma grande competição.