jm

Primeira edição do Innovation in Sport Award
Web Summit reconhece mérito de Jorge Mendes

Jorge Mendes foi nesta terça feira homenageado pela Web Summit com o prémio Innovation in Sport, instituído pela primeira vez pela organização do maior evento de tecnologia, empreendedorismo e inovação da Europa que decorre em Lisboa. O mérito a quem o merece na estreia deste galardão, que premeia a carreira admirável daquele que é considerado o melhor agente do mundo.

 

Rodeado por Nico Rosberg, campeão Mundial de Fórmula 1 em 2016, e Michael Massimino, astronauta norte-americano, o mérito de Jorge Mendes foi relevado por ambos perante a plateia de cerca de mil pessoas que lotou o Sports Trade. O proprietário da Gestifute agradeceu a atribuição do prémio, dedicou-o aos seus familiares e à equipa da Gestifute antes de se disponibilizar para algumas perguntas que lhe foram dirigidas por Michael Massimino.

 

Genericamente, Jorge Mendes considerou que a conquista do Campeonato da Europa por Portugal foi o melhor momento por si vivido até hoje, acreditando que o feito possa ser repetido; considerou que as transferências de Cristiano Ronaldo para o Manchester United em 2003 e de José Mourinho para o Chelsea em 2004 significaram a abertura das portas do mercado ao futebol português (“Ronaldo começou no Manchester United com 18 anos e é incrível ter sido o melhor jogador do United logo depois da primeira época. Ronaldo abriu a porta. Antes era difícil mudar um jogador para Inglaterra, Ricardo Carvalho era um dos melhores defesas e foi sempre impossível. Depois em 2004 com a chegada de Mourinho ao Chelsea, que voltou a ganhar 50 anos depois. Foram dois momentos fundamentais. Hoje temos treinadores de elite: não só um, dois ou três, como Marco Silva, Leonardo Jardim, Nuno Espírito Santo ou José Mourinho, entre outros, o que significa que Portugal tem pessoas que podem ir para todo o Mundo”); e manifestou total confiança em ver Cristiano Ronaldo conquistar a Bola de Ouro, “ esta época e quem sabe o próximo ano”. “Já se nota a diferença da Juventus com ele, em comparação ao passado. Ronaldo é o melhor jogador de sempre”, garantiu, perante uma plateia que lhe prestou a devida vénia.

 

Antes, Luís Correia, responsável pela Polaris Sports, tinha feito parte do painel que debateu o tema das tecnologias no desporto e que foi composto por Angela Ruggiero (Sports Innovation Lab), Annemiek van Vleuten (ciclista) e Matt Gooderick (Reuters).