
Qualificação Euro’2024
Vitória com carimbo histórico
Quatro jogos, quatro vitórias, 14 golos marcados e baliza a zeros: é este o registo memorável de Portugal após a quarta jornada de qualificação para o Euro’2024. Nem tudo foram rosas na Islândia, mas o perfume do golo lá acabou por ser inspirado e por Cristiano Ronaldo, no dia histórico em que atingiu a notável e inédita marca mundial de 200 jogos com a camisola da selecção nacional, feito que lhe valeu a entrada no Guinness World Records.
Com Pepe, Rúben Neves, Rafael Leão e Dalot a ocuparem os lugares de Raphael Guerreiro, António Silva, Palhinha e João Félix (comparativamente ao encontro de sábado com a Bósnia), o registo de uma primeira parte equilibrada vai para os cabeceamentos de dois centrais, Rúben Dias (8’) e Pepe (16’), ambos travados pelo guarda-redes Rúnarsson.
Era o segundo jogo no espaço de 72 horas, com a agravante de estarmos em pleno mês de Julho e em final de época; era o derradeiro encontro de uma temporada a todos os níveis exigente, principalmente para os jogadores portugueses que disputam as mais competitivas ligas europeias, o que voltou inevitavelmente a reflectir-se no relvado. Fadiga, muita, principalmente mental.
Não foi um jogo bonito, mas o resultado foi uma beleza, e que aconteceu mesmo no finzinho, já depois da expulsão de Willumsson. O remate de Cristiano Ronaldo, assistido por Gonçalo Inácio depois de uma bela abertura de Raphael Guerreiro – ambos em campo na segunda parte, tal como Vitinha e Otávio – foi analisado durante cerca de dois minutos pelo VAR (por suspeita de fora-de-jogo). Que confirmou a validade do golo, no que viria a ser uma vitória com carimbo histórico. Porque Portugal somava a quarta vitória consecutiva e porque o capitão português, enquanto concretizava o seu 123º golo, completava 200 jogos com a camisola da selecção portuguesa, batendo mais um recorde, devidamente certificado pelo Guiness ainda antes do início da partida, assumindo-se agora como o jogador mais internacional de sempre da história do futebol mundial.
As férias chegaram, finalmente. Nova jornada dupla está marcada para Setembro, com Portugal a deslocar-se à Eslováquia a 8 e a receber o Luxemburgo a 11. Até lá, a selecção nacional mantém a liderança isolada do Grupo J, com 12 pontos, mais dois do que o segundo classificado.