
Liga das Nações: Portugal afastado da fase final
Vingança francesa
Era o jogo em que tudo poderia decidir-se e assim foi, mas desta vez com vantagem para a França, que pode agora falar de vingança em relação à vitória de Portugal no Euro’2016. A equipa portuguesa, detentora do título europeu, até poderia empatar sem golos para manter a vantagem sobre os gauleses, campeões do Mundo, nesta derradeira caminhada em direcção à fase final da Liga das Nações, mas acabou por sair do Estádio da Luz com uma derrota que a impede de lutar pela revalidação de um troféu que ainda fala português, pelo menos até Outubro do próximo ano.
Portugal não conseguiu repetir a belíssima exibição (0-0) que fizera em França, os papéis inverteram-se e a primeira parte da noite deste sábado não deixou saudades, principalmente pelas dificuldades sentidas em fazer a bola circular. Rui Patrício esteve em particular destaque e por três vezes evitou com espectacularidade o golo, de uma França que ainda levou uma bola à trave.
A segunda parte praticamente abriu com o golo que haveria de sentenciar o jogo (recarga de Kanté, a remate de Rabiot que Rui Patrício não segurou), por ironia quando a selecção portuguesa, e actual detentora da Liga das Nações, começara a libertar-se das amarras e a desenvolver o futebol a que estamos habituados. Um duro revés, este, mais a mais quando o poste devolveu um remate de cabeça de Fonte e Lloris se encheu de brio e defendeu com espectacularidade um não menos brilhante e colocadíssimo remate de meia-distância de João Moutinho, que entrara quatro minutos antes e se revelou um dos grandes responsáveis pela reacção que se viu para o que faltava do jogo. Cristiano Ronaldo, que no particular com Andorra completou 100 vitórias ao serviço da selecçao nacional (102 golos em 168 jogos), ficou a centímetros do empate, mas estava escrito que este não seria o dia de Portugal.
No outro jogo do Grupo 3, a Suécia venceu a Croácia por 2-1 e as duas equipas decidirão na última jornada quem descerá de divisão. A Croácia receberá Portugal na terça-feira, enquanto a França, líder do grupo e já apurada para a Final Four, receberá a Suécia.