
Euro’2020
Tudo adiado
Portugal adiou para a última jornada a qualificação para a próxima fase do Euro’2020 depois de perder com a Alemanha, em Munique, por 2-4. Foram 11 contra 11, ganhando o suspeito habitual, um suspeito que em função da derrota sofrida na primeira jornada tinha de puxar dos galões, tal como acabou por fazer. Correu tudo mal ao campeão da Europa, que decidirá o seu futuro na competição na quarta-feira, no duelo com a França, detentor do título mundial.
Jogo complicado para Portugal, que até se colocou em vantagem aos 15’, numa jogada fantástica de contra-ataque, iniciada (com um corte de cabeça na área portuguesa) e finalizada (com o pé esquerdo na área contrária) por Cristiano Ronaldo, depois de brilhantemente conduzida por Bernardo Silva e assistida por Diogo Jota. De compêndio, mas que não serviria de muito em função do rolo compressor alemão, que em nove minutos virou o resultado, com Gosens a ter participação activa nos dois infelizes auto-golos de Rúben Dias (35’) e Raphael Guerreiro (39’).
A Alemanha foi quase sempre a dona da bola, com Portugal a recuar muito as suas linhas e a ver-se impotente para bloquear o fortíssimo jogo exterior da Mannschaft, daí os restantes dois golos do nosso descontentamento. Primeiro por Harvertz (51’) e depois por Gosens (60’), com o lateral-esquerdo a ser considerado a estrela do jogo pela UEFA, graças a duas assistências e um golo.
Portugal, que viu Rui Patrício chamar a si quatro grandes intervenções, reduziu a diferença por Diogo Jota a 23 minutos do final, num livre soberbo do recém-entrado João Moutinho e assistência fantástica de Cristiano Ronaldo, e teve ainda em Renato Sanches, que entrara ao intervalo, o terceiro golo nos pés, não fosse o espectacular remate sido devolvido com estrondo pelo poste da baliza de Neuer.
Está tudo em aberto no Grupo F. A França lidera com quatro pontos, seguida da Alemanha e de Portugal, com três. Graças ao empate com os gauleses, a Hungria soma um ponto e ainda faz parte destas contas. Na quarta-feira será o tudo ou nada para Portugal, que joga com a actual campeã do Mundo.