_JMT2652 copiar

Homenagem ao filho da terra
Setúbal já tem a Avenida José Mourinho

José Mourinho já tem o seu nome na lista toponímica de Setúbal. Mas a Avenida com o seu nome, inaugurada nesta terça-feira, provoca sensações díspares em alguém que, embora dizendo-se orgulhoso e agradecido, admite um pouquinho de embaraço, por querer que a sua terra continue a tratá-lo por Zé. “Se pergunta se agradeço, claro que sim; se me emociona, sim; se me sinto orgulhoso, sim; digo sim a tudo, mas continuo a querer vir a Setúbal e a ser quem eu sou. Venho a Setúbal porque amo Setúbal, porque tenho a minha mãe, porque me sinto mais perto do meu pai, venho a Setúbal porque a minha mulher é outra setubalense, porque os meus filhos nunca aqui viveram e amam Setúbal tanto ou mais do que eu, porque continuo a ter os amigos e as pessoas que na rua me tratam por Zé e que se deixam das tretas do Special One e de coisas parecidas com essas; uma coisa sou eu Zé Mário, de Setúbal, outra coisa sou eu no futebol”, explicou genuinamente emocionado.

 

A Avenida José Mourinho substitui a até agora Rua da Saúde e situa-se entre a Rua dos Trabalhadores do Mar e o Parque Urbano de Albarquel, na frente ribeirinha de Setúbal. “A partir de hoje queremos que as pessoas digam com orgulho que vão a Setúbal passear, almoçar ou jantar, numa avenida especial, aquela avenida onde se come muito bom peixe, de onde partem os barcos para a pesca, onde flui a intensa vida de uma cidade com gentes orgulhosas da sua forte identidade e dos seus filhos diletos. Aqui, nesta Avenida José Mourinho, é Setúbal que vive e se afirma”, afirmou a presidente da Câmara Maria das Dores Meira, para quem este gesto simboliza “a homenagem de uma cidade e de um concelho, que querem perpetuar este nome especial na que é hoje uma das mais conhecidas artérias da cidade”. E acrescentou que, apesar de provavelmente se tratar “do setubalense mais global de sempre, aquele que em qualquer ponto do globo é reconhecido pelo seu sucesso, pelas suas capacidades”, este Mourinho global “nunca suplantará o nosso Mourinho de Setúbal, o homem que, com o mesmo empenho e orgulho, jogou no Comércio e Indústria de Setúbal e treina hoje o Manchester United”.

 

Palavras que acabam por entroncar nas do próprio homenageado, “orgulhoso e também embaraçado”. “Quero esquecer o nome, quero regressar sem me sentir embaraçado. É um bocadinho embaraçoso, cresci em Setúbal, com a Praça do Bocage e a Avenida Luísa Todi… e ter a avenida provavelmente mais bonita, é absolutamente fantástica, embaraça-me um bocadinho”, reafirmou, garantindo, por outro lado, que, contrariamente ao que habitualmente se lhe ouve, “esta é se calhar a única homenagem que não trocava por vitórias”. Porque Setúbal, na sua essência e para ele, é sinónimo “de paz”.