Liga das Nações
Portugal cai a dois minutos do fim
Bastava um empate, mas acabou por ser uma derrota a determinar o afastamento de Portugal da Final Four da Liga das Nações. O duelo Ibérico de Braga foi ganho por Espanha nos últimos dois minutos e, porque justiça ou injustiça é algo com que o futebol não se compadece, a equipa portuguesa foi infeliz ao não concretizar as oportunidades criadas e falhou o apuramento para as meias-finais de uma competição por si já ganha.
Já se sabia que a posse de bola é a marca de água de Espanha (64% contra os 36% de Portugal), mas que seria de uma forma tão inconsequente releva os predicados de Portugal durante toda a primeira parte e início da segunda, nas quais a equipa de Fernando Santos foi a única a rematar à baliza e a provocar situações de golo. Rúben Neves (23’), Diogo Jota (33’) e Cristiano Ronaldo (47’), por exemplo, fizeram o guarda-redes Unai Simón brilhar, enquanto Bruno Fernandes provocava a ilusão de golo quando levou a bola às malhas laterais.
Espanha fez o seu primeiro remate aos 71’ e esse era o primeiro sinal de que a posse, até então condicionada por Portugal na sua primeira fase de construção, iria transformar-se em algo bem mais frutuoso. A equipa portuguesa deixou de conseguir circular a bola e de ligar o seu jogo como vinha fazendo, começou a ser empurrada para a entrada da área e, como consequência, a dois minutos dos 90’ sofreu o pior dos castigos, o golo de Morata, que a afastaria da tão desejada Final Four.
A Espanha venceu, desta forma, o grupo, com 11 pontos, mais um do que Portugal, e junta-se a Países Baixos, Itália e Croácia na fase final da Liga das Nações, que será disputada em Junho do próximo ano.