Taça das Nações
Objectivo cumprido: Portugal na Final Four
Um empate bastava e foi com um empate sem golos que Portugal garantiu, em Itália, a qualificação para a Final Four da novíssima Taça das Nações. Foi a primeira selecção a conseguir o apuramento para a final que, está decidido, vai disputar-se no verão do próximo ano no Estádio do Dragão, no Porto, e no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães (meias-finais a 5 e 6 de Junho e final e jogo de atribuição do terceiro lugar a 9 de Junho). Objectivo cumprido.
Acabou por ser um jogo muito complicado para a selecção portuguesa, que ainda está sem Cristiano Ronaldo e na noite de San Siro não pôde utilizar Pepe (a cumprir castigo por acumulação de amarelos) e foi substituído por José Fonte, no que foi uma das duas alterações introduzidas por Fernando Santos (a outra foi a aposta em Bruma em detrimento de Rafa). Jogo complicado porque a Itália entrou forte, obrigou Portugal a defender num bloco muito baixo, muito próximo da sua grande-área, e com claríssimas dificuldades de construção. Isso mesmo ficou patente logo aos 5’ minutos, valendo Rui Patrício a impor-se a não menos espectacular remate de meia-distância de Insigne. Bruma, aos 11’, protagonizou uma das raras aproximações à área italiana, mas na primeira parte foi tudo. Jogo sofrido para a equipa portuguesa.
Na segunda parte Portugal já conseguiu aproximar-se um pouco mais do plano de jogo que estaria concebido e, sempre em crescendo, acabou por ir neutralizando a equipa italiana e afastá-la da sua área. Para tal muito contribuiu a entrada em campo de João Mário (68’), que aos 74’ teve o golo nos pés, não fosse o remate, a passe do sempre omnipresente João Cancelo, tivesse rematado muito por cima. Também William podia ter dado a vitória a Portugal não fora a grande defesa de Donnarumma (76’), mas o empate acabaria por prevalecer, naquela que é a primeira vez que a selecção nacional soma pontos em Itália num jogo oficial.
O jogo da próxima terça-feira em Guimarães, com a Polónia, será, portanto, para cumprir calendário e não contará com Rúben Neves, Mário Rui e André Silva, que, por acumulação de cartões amarelos, cumprirão castigo neste último encontro do Grupo 3 da Liga A da Taça das Nações.