Liga das Nações: Portugal despede-se com vitória na Croácia
O dia de Rúben
Portugal despediu-se da Liga das Nações com uma vitória na Croácia (3-2) e com o cunho de Rúben Dias, que se estreou a marcar pela selecção e em dose dupla. João Félix foi o autor do outro golo num jogo que acabou por se revelar complicado, mas que teve um justo vencedor.
Depois de uma primeira parte nem sempre bem jogada e que levou Portugal para o intervalo em desvantagem (Kovacic, 29’, de recarga a remate de Pasalic), Fernando Santos apostou no agitador Francisco Trincão e a equipa melhorou consideravelmente o seu jogo. Mais a mais porque a Croácia passou a jogar com dez, consequência da expulsão de Rog por acumulação de cartões amarelos. E foi precisamente na sequência da marcação desta falta que Rúben Dias se estreou a marcar pela selecção, aproveitando um livre fortíssimo de Cristiano Ronaldo que Livakovic não conseguiu segurar.
Adivinhavam-se mais golos. João Félix concretizava a reviravolta no marcador (60’), mas a Croácia, vice-campeã mundial, voltaria a empatar a partida, uma vez por Kovacic (65’), num remate à entrada da área. E foi mesmo ao minuto 90 que a vitória, arrancada a ferros, mas justa, surgiria, novamente pelo central que em Split se transformou em goleador, Rúben Dias de seu nome.
Portugal terminou assim a sua participação na Liga das Nações no segundo lugar do Grupo 3, atrás da França, que nesta terça-feira recebeu e venceu a Suécia por 4-2, despromovendo-a à Liga B. Já qualificados para a final four estão, até ao momento, a França e a Espanha (goleou a Alemanha por 6-0), sendo curioso o facto de os espanhóis terem ganho o grupo com 11 pontos, enquanto os 13 pontos somados pela selecção nacional se revelaram insuficientes para uma ida à fase final.