Jorge Mendes, fundador da Gestifute e da Polaris Sports, e Guo Guangchang, fundador do Grupo Fosun, acabam de celebrar uma parceria que visa tirar partido da expansão global da indústria do futebol, um dos mais dinâmicos e promissores mercados mundiais.
Esta parceria pretende estabelecer uma relação que reforce a expansão do futebol na China, tanto a nível desportivo como comercial, valendo-se do saber e experiência acumulados por ambos os parceiros.
Guo Guangchang investe na Start SGPS, SA (holding de Jorge Mendes para o conjunto das suas empresas na área do desporto), através da sua participada FOYO Culture e Entertainment Ltd. A transação não se limita ao investimento na sociedade Portuguesa, sendo o objectivo também a criação de uma “joint venture” na China.
Esta é a primeira incursão de Guo Guangchang na indústria do futebol. Embora nos últimos anos o seu nome tivesse sido associado a diversas oportunidades de investimento nesta área, a verdade é que, segundo o próprio, só agora estão reunidas as condições ideais ao lado de Jorge Mendes e da sua equipa.
Jorge Mendes é, de longe, considerado uma das personalidades mais cotadas do meio futebolístico, fruto do trabalho da sua equipa com algumas das maiores estrelas do futebol, como Cristiano Ronaldo, James Rodríguez, José Mourinho, David De Gea ou Diego Costa, entre muitos outros, e da intermediação nas maiores transferências de futebolistas nos últimos anos. Em 2014, recebeu pela quinta vez consecutiva o prémio de “Best Football Agent”, entregue pela Globe Soccer, e, no ano passado, foi considerado pela Forbes o segundo agente desportivo mais influente do Mundo.
Guo Guangchang afirmou: “Jorge Mendes é o melhor parceiro e amigo da indústria desportiva e é uma honra tê-lo ao meu lado para realizar um dos meus maiores sonhos. A China tem um mercado de enorme potencial para o futebol e outros desportos e eu acredito que um expert de classe mundial como o Jorge vai dar-nos uma grande ajuda. A sua vasta e bem-sucedida experiência nos últimos 20 anos revelar-se-á extremamente valiosa para o futebol chinês. O êxito do Jorge não se limita à parte comercial, pois ajudou também centenas de talentosos futebolistas a concretizar os seus objectivos e sonhos pessoais, contribuindo desta forma para a felicidade e expectativa dos fãs destes jogadores. Acredito que os futebolistas e adeptos chineses irão testemunhar em breve a sua grandeza.”
Jorge Mendes, por outro lado, considerou: “É também uma honra para mim colaborar com o Sr. Guo. Ambos acreditamos que a indústria do futebol, especialmente a da China, tem um futuro brilhante pela frente e, juntos, vamos conseguir grandes feitos. Sinto-me mais do que honrado por participar neste projecto e por poder ajudar o futebol chinês a tornar-se numa nova potência mundial e acredito firmemente que o vamos conseguir.”