Foto Pt x Liech

Qualificação para o Euro’2024
Goleada a abrir

Portugal entrou a ganhar na fase de qualificação para o Euro’2024 e com goleada. João Cancelo, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo (dois) foram os autores dos quatro golos que selaram a primeira vitória da equipa portuguesa no regresso à competição pós-Qatar.

 

Na noite da estreia do novo seleccionador Roberto Martínez, Portugal apresentou-se perante o Liechtenstein com um novo sistema jogo (três centrais), que começa agora a dar os primeiros passos. O fosso qualitativo entre as duas equipas é, já se sabia, abismal, e isso ficou bem espelhado em campo, traduzido em 77 ataques contra 4, 35 remates contra 2 (à baliza 11 contra apenas um) e 71% de posse de bola contra 29%. Foram marcados quatro golos, mas podiam ter sido muitos mais diante de um adversário que passou 90 minutos à frente da sua baliza.

 

Numa primeira parte em que João Félix e João Cancelo estiveram endiabrados, quer a ensaiar o remate quer a assistir, foi o lateral do Bayern quem abriu o caminho da goleada, aos 8’, com um remate de meia-distância na sequência de um canto. A vantagem mínima ao intervalo era curta, mas logo no início do segundo tempo Bernardo Silva começava a dar corpo ao resultado gordo que se antevia, com um remate cruzado de primeira. João Cancelo, sempre imparável, sofreria um penalti que Cristiano Ronaldo converteria no terceiro e finalmente o capitão da selecção portuguesa transformaria um livre no quarto de Portugal e no seu 120º, no dia em que bateu mais um recorde e passou a ser o jogador mais internacional da história do futebol mundial (197 presenças, superando Bader Al-Mutawa, do Kuwait) ao mesmo tempo que se estreou a marcar à selecção do Liechtenstein.

 

Com esta vitória, Portugal soma os seus primeiros três pontos no arranque da fase de apuramento, os mesmos que a Bósnia, que venceu a Islândia. O próximo jogo é já dentro de três dias (domingo), no Luxemburgo, que nesta quinta-feira empatou com a Eslováquia.