Mónaco afasta Dortmund e está nas meias-finais
Falcao, Bernardo e Moutinho no Jardim da Champions
Príncipes da Champions a sonhar com a coroação. O Mónaco, o sensacional Mónaco que detém o melhor ataque da Europa, está nas meias-finais da Liga dos Campeões 13 anos depois, por mérito próprio e sem qualquer ponta de contestação. A vítima, desta vez, foi o Borussia de Dortmund, que saiu vergado à superioridade da equipa monegasca, quer no primeiro jogo quer no segundo. Vitória em ambos, agora por 3-1 e com 6-3 no conjunto das duas mãos. Falcao, Bernardo Silva e João Moutinho disseram presente e estão no Jardim (de Leonardo) da Champions. Este Mónaco, líder do campeonato francês, é um caso sério de bom futebol, de organização e de eficácia. E ninguém faz mais jus à beleza do futebol do que esta fantástica equipa: golos, muitos. Très bien, enfants!
Mesmo sem Fabinho, um dos indiscutíveis, o Mónaco manteve a mesma consistência de sempre e a eficácia não ficou em mãos alheias. Depois da vitória por 3-2 na Alemanha, Mbappé, o menino fenómeno que encanta a Europa, traçou muito cedo (3’) o (feliz) destino dos franceses, com um golo de recarga a remate de Mendy. A verdade é que no espaço de 17 minutos poucas dúvidas ficaram em relação a quem faria parte do restrito lote das quatro melhores equipas da Europa. Falcao, esse mesmo, o Falcao matador, assertivo, felino ou não fosse ele um tigre da área longe, muito longe, do fim que injustamente lhe anunciaram (soma a fantástica marca de 45 golos em 50 jogos na Europa), aniquilou o jogo, com um golo de cabeça como ele tão bem sabe fazer, a cruzamento de Lemar, estavam decorridos 17’.
Poucas dúvidas restavam sobre quem estaria no trono das meias-finais, tão acentuada a superioridade monegasca, com João Moutinho a ser o rei e senhor do meio-campo (excelente exibição do português) e Bernardo Silva a mostrar por que razão está no topo dos melhores do mundo e o reafirmará brevemente. Nem sequer o golo de Reus no início da segunda parte ameaçou o destino do Mónaco, que desfez todas as dúvidas aos 82’, quando Germain, acabadinho de entrar, fez o terceiro na primeira vez que tocou na bola.
O Mónaco junta-se, agora, a Real Madrid, Atlético de Madrid e Juventus, que nesta quarta-feira empatou a zero em Camp Nou, guardando a sete chaves a vantagem de 3-0 conquistada em Turim sem permitir qualquer remontada ao Barcelona.