matt foto

Donativos de Matt Doherty, Gestifute International e Polaris Sports animam jovens atletas do programa FAI-ETB

O internacional irlandês Matt Doherty está a despontar na Premier League com a camisola dos Wolves. Percorreu um longo caminho desde os tempos em que treinava no campus do parque Cabra, conhecido localmente como “The Bogies”, com um grupo de outros jovens futebolistas que ansiavam poder jogar no escalão principal do futebol irlandês.

 

Porém, Matt ambicionava voar mais alto e conseguiu ir mais longe… e agora brilha e marca golos pela sensacional equipa dos Wolves, que agora tem ambições realistas de levar o futebol da Liga dos Campeões para o Estádio Molineaux, depois de o clube ter já experimentado este ano as sensações da Liga Europa.

 

Este era o sonho de Matt Doherty enquanto treinava no campus do parque Cabra sob o olhar atento dos treinadores do programa FAI-Education & Training Board Player Development, Harry McCue e Gino Brazil, ambos antigos futebolistas profissionais da Liga irlandesa. Matt fez o curso da FAI-ETB em Cabra, que dá a oportunidade a jovens atletas de treinarem a tempo inteiro e, simultaneamente, obterem qualificações académicas que lhes podem ser úteis caso não consigam concretizar o seu sonho de assinar um contrato como futebolistas profissionais www.fai.ie/fai-etb-courses

 

Tendo sido considerados dos melhores defesas da Liga no seu tempo, McCue e Brazil puderam transmitir a sua vasta experiência e dar conselhos a jovens como Matt Doherty, que de bom grado os escutou e interiorizou. Ele subiu rapidamente à equipa principal dos Bohemians e impressionou o então técnico dos Wolves, Mick McCarthy, num amigável de pré-temporada em Dalymount Park. O resto, como se costuma dizer, é história!

 

O programa FAI-ETB Player Development detém um recorde extraordinário de progressões de jogadores nos últimos anos: mais de 100 dos atuais futebolistas na Liga da Irlanda concluíram o programa e alguns internacionais “A”, incluindo Enda Stevens do Sheffield United e Kevin Long do Burnley, seguiram as mesmas pisadas do Matt e foram parar à Premier League.

 

Esta semana, Matt Doherty quis demonstrar o seu apreço por terem-no ajudado a chegar a este patamar! A agência que o representa não deixou passar em claro o gesto atencioso que teve e vai cobrir os custos com os novos equipamentos informáticos e de treino para o curso em Cabra, algo que será extremamente benéfico para os jovens jogadores que se encontram agora na situação em que o Matt já esteve. Doherty é representado pela Gestifute, a agência fundada por Jorge Mendes, o prestigiado “super agente” que também representa Cristiano Ronaldo e José Mourinho, entre outras estrelas, e terá ainda o apoio da Polaris Sports, uma das mais proeminentes agências comerciais do mundo e que integra o grupo Gestifute.

 

Jorge Mendes e o staff da Gestifute na Irlanda tomaram conhecimento do curso da FAI-ETB através de uma conversa com o pai de Matt, Tom, que explicou que o filho treinou a tempo inteiro durante um ano no curso da FAI-ETB antes de surgir a oportunidade de assinar pelos Wolves. O fascinante trajeto pouco comum rumo ao futebol da Premier League fez despertar o interesse. A agência de Jorge Mendes tem acordado com os seus clientes a escolha anual de algumas organizações ou instituições de solidariedade a quem será concedido um apoio. O curso da FAI-ETB em Cabra, Irlanda, foi indicado por Matt para receber um donativo para cobrir os custos com os equipamentos informáticos e de treino.

 

O coordenador do curso da FAI-ETB em Cabra, Harry McCue, disse: “É fabuloso saber que o Matt se lembrou que o nosso curso lhe deu a possibilidade de treinar a tempo inteiro e estou em crer que isso foi determinante na evolução das suas qualidades e ajudou-o a alcançar os níveis atléticos exigidos para dar o salto na carreira. É claro que o Matt tinha muita habilidade e resiliência, o que é importantíssimo. Seja como for, é bom saber que o Matt e o pai Tom tenham reconhecido o trabalho que fazemos aqui nos cursos da FAI-ETB a ajudar os jovens futebolistas a progredirem para uma carreira de futebolista profissional ou a entrarem na faculdade. No caso do Matt resultou, e estamos felicíssimos por ele. Este seu gesto, por intermédio do seu agente, vai colocar excelentes recursos à disposição dos rapazes que aqui estão agora e que querem ser os próximos Matts Dohertys!”

 

Um dos representantes da Gestifute International em Dublin, Andy Quinn, comentou que o Grupo Gestifute está “feliz por se associar a um projeto assente na comunidade onde está inserido que incentiva os jovens, os acarinha e lhes dá a possibilidade de irem mais longe em termos desportivos e académicos, algo que, de outra forma, poderia ser difícil de alcançarem”. Quinn acrescentou que “dada a importância do Matt Doherty no nosso grupo de jogadores, é com um orgulho imenso que a Gestifute International e a Polaris Sports vão prestar alguma assistência no apoio ao trabalho desenvolvido por treinadores e staff e que garante o sucesso desses programas da FAI-ETB para os muitos jovens que os frequentam.”