
Portugal perdeu primeiro jogo na Liga das Nações
Decisões seguem dentro de momentos
Portugal fechou este domingo a participação na primeira fase da Liga das Nações com a sua primeira derrota. Foram quatro jogos no curto espaço de 11 dias, com o desgaste inerente a uma época que chega, finalmente, ao fim, e o saldo só não foi mais positivo porque a Suíça, que tinha sido goleada em Alvalade no início desta estonteante jornada, entrou em campo a ganhar e conseguiu, por artes mágicas, fechar a sete chaves o golo madrugador (57 segundos) de Seferovic. A equipa portuguesa cedeu a liderança a Espanha, que soma mais um ponto, estando agora a prova dos nove adiada para Setembro.
Para o derradeiro desafio estavam guardadas sete alterações, feitas em nome da gestão dos jogadores, mas a causa para o desfecho não esteve na falta de ocasiões. No total, Portugal criou 20 (!) oportunidades, teve nove cantos e nenhum contra, insistiu, insistiu, insistiu e persistiu, designadamente na segunda parte (já com recurso a quem tinha ficado a descansar no banco), mas o jovem guarda-redes Omlin chamou a si o protagonismo. Defendeu tudo, muitas vezes de forma pouco ortodoxa, com a perna, a soco, de forma voluntária ou sem perceber muito bem como, com estrelinha também, mas manteve a baliza inviolada e por isso o que prevaleceu foi o golpe de cabeça de Seferovic logo aos 57 segundos.
A época chegou ao fim, o período de férias está oficialmente aberto, Portugal passou para o segundo lugar do Grupo 2, com menos um ponto do que a Espanha, que venceu a República Chega (2-0), e as decisões seguem dentro de momentos, que é como quem diz, em Setembro: a 24 a equipa portuguesa jogará na República Checa e a 27 receberá a Espanha. Será a prova dos nove no que à qualificação para a fase final da competição diz respeito.