
Prémios UEFA
Cristiano Ronaldo novamente o rei da Europa
Abençoado. É assim que se sente Cristiano Ronaldo no dia em que volta a ser consagrado pela UEFA como o melhor jogador da Europa. Abençoado pelos títulos colectivos da última época (Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Liga Espanhola); abençoado pelas conquistas individuais (melhor marcador da Champions, primeiro da história a ultrapassar barreira dos 100 golos em provas europeias, melhor marcador e melhor jogador do Mundial de clubes); abençoado por voltar a ser nomeado para este prémio (não falhou nenhum); abençoado, nas suas palavras, por fazer o que gosta. E a UEFA voltou a reconhecer o extraordinário jogador que é e a fantástica época que realizou, atribuindo-lhe o prémio de melhor jogador europeu do ano quando concorria com Buffon e Messi. Cristiano Ronaldo, o abençoado, é agora o único a contabilizar três troféus (2013/14, 2015/16 e 2016/17) deixando Leonel Messi para trás, com dois (2010/11 e 2014/15).
Perante a vasta plateia que assistiu, em simultâneo, à entrega de prémios e ao sorteio da fase de grupos da Liga dos Campões, Cristiano Ronaldo voltou a ser igual a ele próprio, ou seja, não colocando limites nem nos objectivos nem na ambição. “O desafio mantêm-se todos os anos: vencer tudo se possível, quer pelo clube quer pela selecção”, afirmou, agradecendo a todos os companheiros e aos restantes nomeados, bem como aos adeptos do Real Madrid, sem esquecer os companheiros da selecção portuguesa, “pelo incentivo e motivação” que nunca deixam de lhe incutir. “É uma honra estar aqui e segurar este prémio novamente, por isso sinto-me orgulhoso, feliz e abençoado”, assegurou um sorridente Cristiano Ronaldo que, sentado ao lado de Buffon, levou um rasgado sorriso aos lábios do guarda-redes italiano com a resposta sobre qual fora o seu melhor golo na última edição da Champions: “O melhor? O último, frente a este velhote!…”. E o “velhote” da Juventus, que perdeu a final da Champions para o Real Madrid, achou graça.
Já antes Cristiano Ronaldo subira ao palco do Fórum Grimaldi, no Mónaco, para um outro prémio, o de melhor avançado, onde afirmara que a conquista de troféus desta dimensão “é fruto de trabalho árduo e muita dedicação”, voltando a sentir-se abençoado por “jogar num clube maravilhoso como é o Real Madrid, por fazer o que gosta, por marcar golos, por conquistar troféus, primeiro colectivos, depois individuais”. Buffon foi eleito o melhor guarda-redes, Sergio Ramos o melhor defesa e Luka Modric o melhor médio. A melhor jogadora do ano foi Lieke Martens, campeã da Europa pela Holanda.
SORTEIO LIGA DOS CAMPEÕES
Intercalado com a atribuição dos prémios decorreu o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões e Cristiano Ronaldo ficou desde logo a saber que este ano o Real Madrid ficou no Grupo H, emparelhado novamente com o Borussia de Dortmund, a que se juntam Tottenham e Apoel.
Aliás, haverá uma série de reencontros. Falcao e Joäo Moutinho (Mónaco), Pepe e Ricardo Quaresma (Besiktas), por exemplo, voltarão ao Estádio do Dragão, dado que quer o clube monegasco como o turco se encontram no mesmo grupo G do FC Porto, a que se acrescenta Leipzig.
No Grupo A mais um reencontro: o Manchester United de José Mourinho, Matic, Lindelof e companhia defrontam o Benfica no Grupo A, ficando o quadro completo com Basileia e CSKA Moscovo.
O Sporting está no Grupo D com os poderosos Juventus e Barcelona, mais o Olympiakos, enquanto no Grupo B estão Bayern de Munique, PSG, Anderlecht e Celtic. No Grupo C ficaram Chelsea, Atlético de Madrid, Roma e Qarabag. No Grupo E Spartak, Sevilha, Liverpool e Maribor. No Grupo F Shakhtar, Manchester City, Nápoles e Feyenoord.