02

Liga das Nações: Portugal vence Suécia e mantém-se na liderança
CR101

Há quem esteja fadado para feitos grandiosos e Cristiano Ronaldo é um deles, talvez até o maior de todos. O número redondo foi ultrapassado e são já 101 os golos que o capitão regista com a camisola de Portugal, que com os dois desta noite sueca está a escassos nove de ultrapassar o recorde histórico do iraniano Ali Daei. A Suécia não foi capaz de arrebatar e foi derrotada por uma equipa portuguesa que soube adaptar-se às circunstâncias e ao maior grau de dificuldade quando em comparação com a Croácia, somando a segunda vitória da dupla jornada do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações. Dois golos fantásticos de Cristiano Ronaldo que entram directamente para a história e que colocam Portugal na liderança, a par da França, do grupo.

 

De regresso à equipa depois de debelada a infecção num dedo do pé, Cristiano Ronaldo deixou Diogo Jota no banco e esta foi mesma a única alteração promovida por Fernando Santos em relação ao jogo de sábado. Mas o jogo foi bem diferente, menos exuberante e fluído, porque a Suécia mostrou-se mais capaz do que o oponente anterior, não permitia que Portugal saísse a jogar, ganhando invariavelmente as segundas bolas, e promovendo o erro. A Suécia ameaçou logo aos 2’, com um remate de cabeça de Berg (ao lado), mas o sector defensivo português esteve à altura e a partir dos 20 minutos Portugal começou a contornar o problema (Pepe, que tão bem esteve atrás, também podia ter inaugurado o marcador, falhando à boca da baliza), apesar da angústia da lesão muscular de Bernardo Silva, que foi obrigado a abandonar e a ceder o seu lugar a Gonçalo Guedes.

 

“Bruno, olha para mim!”, ouviu-se o capitão quando o aniversariante Bruno Fernandes se preparava para marcar um pontapé de canto aos 26’. Parecia premonitório, apesar de o remate de CR7 ser estoicamente defendido por Olsen. O guarda-redes sueco voltou a brilhar perante o mesmo Cristiano aos 39’, mas ver-se-ia irremediavelmente impotente para segurar um livre exemplarmente executado, um remate fantástico e colocadíssimo que fez de Cristiano o senhor 100 golos que faz história na selecção nacional (o primeiro tinha sido no dia 12 de Junho, no Estádio do Dragão, no Euro’2004, com apenas 19 anos). Um livre que surgiu na sequência da expulsão de Svensson, por duplo amarelo. Expulsão e golo mesmo em cima do intervalo, o que acabaria por descomplicar a missão nacional, que até então, e apesar de tudo, tinha tido quatro oportunidades de marcar contra apenas uma da Suécia.
A superioridade portuguesa que se vira na segunda metade da primeira parte acentuou-se depois do descanso, até porque a Suécia jogava com menos um. Com mais espaço e já a conseguir uma melhor circulação de bola as ocasiões de golo sucediam-se: João Moutinho, também ele aniversariante e a presentear quem viu o jogo com uma bela exibição, João Félix por umas cinco vezes, Bruno Fernandes também por um par de vezes, e com a barra a fazer o papel de guarda-redes, foram apenas alguns exemplos do volume atacante de Portugal. Até que surgiu o herói habitual, já depois de ser audível o pedido de Fernando Santos para “terem cabeça e colocarem a bola rápido”. E assim foi aos 72’, quando Bruno Fernandes fez um passe longo da direita para a esquerda, com Félix a dominar como poucos, a servir Cristiano Ronaldo, que com um gesto técnico fantástico apontou o segundo golo, em jeito de colher, o seu segundo da noite. O senhor 101 e o sétimo que apontou à Suécia (já em 2013, no mesmo palco, apontara três, no play-off decisivo de qualificação para o Mundial de 2014). São 165 jogos pela selecção e 101 golos. Já agora, 55 com o pé direito, dos quais 11 de grande penalidade e 10 de livres, 22 com pé esquerdo e 24 de cabeça. Faltam nove para ultrapassar o histórico iraniano, que soma 109. O resultado estava feito, pecava por escasso, e até houve tempo para dar descanso ao capitão, substituído por Diogo Jota, um dos protagonistas do jogo com a Croácia.

 

Portugal divide a liderança com a França (que venceu a Croácia por 4-2), somando seis pontos. A próxima dupla jornada tem jogo grande, um França-Portugal, marcado para 11 de Outubro. Três dias depois, a selecção nacional recebe a Suécia no Estádio José Alvalade.