Qualificação para Euro’2020
Campeão honra a tradição
Na qualificação para o Euro’2016 Portugal perdeu o primeiro jogo com a Albânia e não só acabou por garantir o apuramento, como se sagrou campeão europeu; dois anos depois, para o Mundial da Rússia, a selecção nacional entrou com uma derrota no jogo com a Suíça e, novamente, garantiu presença na fase final (e em primeiro lugar do grupo), caindo posteriormente nos oitavos de final da prova. Porque a tradição continua a ser o que era, o arranque da qualificação para o Euro’2020 foi ao pé coxinho: empate sem golos, na Luz, diante da Ucrânia. Mas porque a tradição continuará a ser o que era, Portugal tem tempo para recuperar os dois pontos perdidos, e na próxima segunda-feira volta novamente à Luz, agora com a Sérvia, no segundo jogo do Grupo B.
Na noite do regresso do capitão, Cristiano Ronaldo bem insistiu, mas Pyatov, fosse com as pernas, fosse com as mãos, foi negando o golo ao campeão europeu, por três vezes na primeira parte, ora a Pepe – um dos melhores em campo –, ora ao melhor do mundo. E a segunda parte regressou com o guarda-redes a afirmar-se como a figura do jogo, por duas vezes protegendo a baliza a remates de André Silva. Muita posse de bola, muitos cruzamentos, muitos ucranianos atrás da linha da bola, poucos desequilíbrios e na parte final dois penaltis para Portugal que podiam ter sido assinalados, um sobre Cristiano Ronaldo (77’), outro sobre o estreante Dyego Sousa (90’+2). Rui Patrício só não foi um mero espectador porque foi chamado a intervir aos 85’, num lance em que Ruben Dias também foi essencial, evitando que Junior Morais marcasse na única oportunidade criada pela Ucrânia em 90 minutos. Portugal deveria ter vencido, não só porque é melhor, mas porque foi superior, mas o tempo, que é como quem diz os jogos, encarregar-se-ão de fazer valer a tradição.
No outro jogo do grupo, o Luxemburgo venceu a Lituânia por 2-1 e é o primeiro classificado de uma fase de qualificação que prossegue dentro de três dias, com Portugal a receber a Sérvia (que folgou neste arranque) e o Luxemburgo a jogar com a Ucrânia. O Euro’2020 decorrerá entre 12 de Junho e 12 de Julho do próximo ano em 12 cidades do continente europeu, o que acontece pela primeira vez em 60 anos de história.