
Heróis nacionais ultrapassam a Suíça (2-0) e conquistam um lugar na Rússia
Португалия!!!*
Era ganhar ou ganhar, o tudo ou tudo e nada mais para que Portugal garantisse a qualificação directa para o Mundial da Rússia que se realiza no próximo ano. E assim foi, tal como o aniversariante e premonitório Fernando Santos antecipara, porque agora palavra de engenheiro é palavra abençoada e um certificado de absoluta garantia. A Suíça ganhara todos os anteriores jogos (nove) da fase de qualificação, mas o mais importante perdeu-o para os detentores do título europeu, Португалия (Portugal em russo). Foi a nona vitória consecutiva, e justíssima, de uma equipa que confirmou ser superior ao adversário e que desta forma ganhou passagem automática para a Rússia, sem necessidade desse tal de play-off que tão bem conhecemos. O hino foi entoado antes e depois com a mesma emoção e sentimento pelos 60 mil que encheram as bancadas do Estádio da Luz. 60 mil mais toda uma nação, mais os jogadores que, no relvado, se juntaram à multidão no final. Com muita alma, coração e crença. Arrepiante. Era ganhar e ganhar. Os nossos rapazes não nos deixaram ficar mal. Португалия!!!! (Portugal em russo)
Uma equipa madura, personalizada, organizada, sem a pressa e com cabeça, tal como o seleccionador tinha pedido. Equilibrada na primeira parte, onde até se viu uma Suíça muito bem estruturada, dominadora na segunda parte. Cédric, José Fonte, William Carvalho, João Moutinho e Cristiano Ronaldo foram lançados para os lugares que em Andorra tinham pertencido a Nélson Semedo, Neto, Danilo, Gelson e Ricardo Quaresma. Com a bola a ser dividida quer por uma quer por outra equipa, a primeira oportunidade surgiu pouco depois da meia hora, com o mágico, talentoso e irrequieto Bernardo Silva (talvez o melhor em campo, seguido de perto por William e João Mário) a arrancar um remate fortíssimo afastado para canto pelo guarda-redes suíço. Mas o golo chegaria mesmo antes do intervalo, com um pouco de felicidade, é certo – os campeões também têm a sua estrelinha a protege-los –, com um autogolo de Djourou, que se embrulhou com o seu guarda-redes e com João Mário após um cruzamento de Eliseu.
Fantástico início de segunda parte de Portugal, que por diversas ocasiões teve oportunidade de aumentar a vantagem. Cristiano Ronaldo desta vez ficou em branco e foi do pé esquerdo de André Silva que a Suíça foi aniquilada (57’), em mais uma magnífica jogada de Bernardo Silva, que depois de uma jogada de entendimento com João Moutinho, faz o cruzamento letal para a felicidade de uma nação (dos 31 golos apontados pela selecção nacional, 15 foram apontados pelo capitão dos capitães Cristiano Ronaldo e 9 pelo jovem André Silva). Mais poderiam ter sido, porque a Suíça foi eclipsada, mas este 2-0 coloca Portugal no primeiro lugar do Grupo B e com acesso directo ao Mundial da Rússia, naquela que será a sétima presença, quinta consecutiva. Era ganhar ou ganhar, o tudo ou tudo e nada mais. Foi tudo e a missão está cumprida. Rússia, o campeão da Europa está a caminho.
*Portugal em russo
23 PAÍSES QUALIFICADOS
Para além de Portugal e, obviamente do país anfitrião, há mais 21 selecções qualificadas para o Mundial da Rússia. França, Alemanha, Sérvia, Polónia, Inglaterra, Espanha, Bélgica e Islândia garantiram presença de forma directa, faltando apurar o nome de mais quatro para o quadro europeu ficar completo. O play-off que se realizará a 9 e 11 de Novembro (primeira mão) e a 12 e 14 do mesmo mês (segunda mão) envolverá Suíça, Itália, Dinamarca, Croácia, Suécia, Irlanda do Norte, Grécia e República da Irlanda.
Na América do Sul, e numa última jornada dramática, a Colômbia (de Radamel Falcao e James Rodriguez) empatou e juntou-se ao já há muito qualificado Brasil, acontecendo o mesmo com Argentina e Uruguai (o bicampeão sul-americano Chile ficou surpreendentemente afastado), enquanto o Peru vai disputar a última vaga com a Nova Zelândia (Oceânia), no play-off marcado para 8 e 15 de Novembro.
Na Ásia, Irão, Coreia do Sul, Japão e Arábia Saudita também estão apuradas, enquanto a Austrália disputará com as Honduras o restante lugar que dará acesso ao Mundial do próximo ano.
Finalmente, na zona CONCAF, e a uma jornada do final da fase de qualificação, México, Costa Rica e Panamá já carimbaram os respectivos passaportes, faltando saber se as Honduras também o vão conseguir.
No total serão 32 os participantes no maior evento de selecções do globo e é um dado adquirido que países como Holanda, Chile, Turquia, Ucrânia, Gales, Eslováquia ou Estados Unidos ficaram já pelo caminho.