festa

Portugal soma sétima vitória e será cabeça de série
João Moutinho faz história

Três dias depois João Moutinho voltou a ser o herói de serviço. Marcou o golo da vitória à Sérvia, que não só confirma o recorde histórico de sete vitórias consecutivas numa fase de qualificação, como, mais importante ainda, garante à equipa portuguesa ser cabeça de série no sorteio para a fase final do Euro’2016, que se realiza em Dezembro. A Albânia, que até foi a única equipa que roubou pontos a Portugal logo na primeira jornada, conseguiu também ela um apuramento histórico, remetendo a Dinamarca para os play-off.

 

Com tudo decidido relativamente ao apuramento directo, o jogo de Belgrado serviu para Fernando Santos introduzir uma série de alterações na equipa, mais a mais porque Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Tiago foram dispensados e Fábio Coentrão estava com problemas físicos. A garantia de que seria cabeça de série no sorteio para a fase final do Euro’2016 começou a ser desenhada bem cedo, ao minuto cinco, depois de um trabalho fantástico de Danny, cujo remate foi defendido à primeira por Stojkovic, mas não à segunda por Nani, que estava no sítio certo para a recarga. Um remate, um golo, 100 por cento de eficácia.

 

O empate da Sérvia surgiu na segunda parte, na fase menos boa de Portugal, por Tosic, mas para o final estava guardado o ás de trunfo, de seu nome João Moutinho, que ficara no banco por precaução. Não só ajudou a organizar o meio-campo português, como apontou mais um golo magnífico, de fora da área, num remate em arco que garantiu o recorde histórico de sete vitórias consecutivas em fases de qualificação. Até ao final, e porque a Sérvia viu Kolarov e Matic serem expulsos, foi Portugal quem mais próximo esteve de aumentar o marcador do que de sofrer o empate.

 

Para além de Portugal, estão também apurados para o Euro’2016 França, Inglaterra, República Checa, Islândia, Áustria, Irlanda do Norte, Espanha, Suíça, Itália, Bélgica, País de Gales, Albânia, Roménia, Alemanha e Polónia.