cr7-quaresma

Portugal derrotou Arménia (1-0) e é segundo do grupo I
Cristiano Ronaldo histórico com ajuda de Quaresma

Seis pontos, a segunda posição do Grupo I, com um ponto de diferença mas também menos um jogo do que a Dinamarca. É este o balanço de Portugal após a quarta jornada da fase de qualificação para o Euro’2016. Cristiano Ronaldo não só apontou o golo da vitória diante da Arménia como somou o seu 23º (e o 52º com a camisola das quinas), assumindo-se como o melhor marcador da história dos Campeonatos da Europa, qualificação e fases finais, destronando o anterior detentor deste recorde, o dinamarquês Jon Dahl Tomasson.

 

Apesar de ter entrado bem, este acabou por ser um jogo sofrido para Portugal, mesmo levando em conta as duas bolas que esbarraram nos ferros da baliza de Berezovsky (Danny aos 59’ e Éder aos 89’) e os dois penaltis que ficaram por marcar (um sobre Danny outro sobre Éder). Rui Patrício também brilhou (26’) das raras vezes em que foi posto à prova, porque a Arménia era toda ela uma muralha em redor da sua grande área, que um pontinho no Algarve saberia, por certo, a vitória.

 

No dia em que Bosingwa regressou à equipa, quatro anos depois da última presença, seria dos pés do suspeito do costume que o tão procurado golo surgiria, a 17 minutos do final da partida, pouco importando a forma confusa como aconteceu. Cristiano Ronaldo estava lá, à boca da baliza, para resolver. E a exemplo do que sucedera no triunfo alcançado na Dinamarca, voltou a ter a preciosa contribuição de Ricardo Quaresma, que minutos antes saltara do banco para dar um safanão do jogo. Neste caso o safanão surgiu em forma de remate, que o guarda-redes da Arménia defendeu para a frente, com a bola a sobrar para Nani e a terminar no fundo das redes graças a Cristiano Ronaldo, o papa-recordes. Portugal alcançava assim a segunda vitória consecutiva desta fase de qualificação.

 

No outro jogo do Grupo I, a Dinamarca foi à Sérvia vencer por 3-1, confirmando a liderança, com sete pontos, mais um do que Portugal mas também com mais um jogo realizado.

 

A próxima jornada apenas está agendada para 29 de Março de 2015, com Portugal a receber a Sérvia.